Quem somos

A IMA – Informática de Municípios Associados, fundada em 1976, é uma empresa de economia mista cujo maior acionista é a Prefeitura de Campinas. A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Cidades Inteligentes e Inovação com foco em Gestão Pública.

É responsável pelo desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas integradas em todas as áreas da administração municipal e é, ainda, responsável pelo projeto e gestão da rede de fibra óptica denominada Rede Metro Óptica de Campinas (RMOC) que já conta com mais de 210 km ativos e atenderá a mais de 370 próprios públicos, distribuídos por toda a cidade estando apta para prestar serviços em todas as esferas públicas.

Conta com cerca de 800 funcionários, mais de 200 sistemas ativos atendendo à prefeitura de Campinas e à população, sempre visando a uma melhor qualidade de vida dos cidadãos, além de outras cidades da RMC – Região Metropolitana de Campinas, o que a torna uma das maiores empresas municipais de tecnologia do Brasil.

Foi protagonista no prêmio recebido por Campinas em 2019 como a cidade mais conectada do Brasil com seu programa de wi-fi gratuito e teve importante participação no prêmio de Cidade Mais Inteligente do país, segundo o ranking da 5ª edição do Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e pela Sator. Campinas é a primeira cidade "não capital" a figurar na liderança do ranking.

Em 2020 incorporou a empresa municipal Ciatec - Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, agregando os dois Polos Tecnológicos, denominados “Polo I” (Parque Tecnológico com uma área própria de 800.000 m2, sendo que 300.000 m2 estão disponíveis para atração de empresas de tecnologia) e “Polo II” com mais de 8 milhões de m2, os quais a IMA tem a gestão em promover a expansão e estímulos às atividades de alto teor tecnológico.

Toda essa estrutura contribuiu para Campinas se apresentar como a nona cidade mais interessante para investimentos e empreendimentos no país, segundo ranking da Revista Exame, de outubro de 2019. A cidade tem a segunda melhor infraestrutura do Brasil para a realização de negócios, de acordo com a revista.