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IMA aprimora o atendimento com o Chatbot WhatsApp 156 da Prefeitura

 Chatbot WhatsApp 156
A ferramenta que já ultrapassou 370 mil interações proporciona acesso rápido e eficiente aos serviços municipais, economizando mais de 60% do tempo dos cidadãos

Em menos de dois anos, o Chatbot do WhatsApp 156, implantado pela Informática de Municípios Associados (IMA) e pela Prefeitura de Campinas, transformou a comunicação entre a população e os serviços municipais. Desde dezembro de 2023, a ferramenta de atendimento que utiliza Inteligência Artificial (IA), já teve 370 mil conversas, marcando um ponto alto na tecnologia de gestão da cidade. Com sua funcionalidade 24h por dia, o serviço deixa o usuário consultar vagas de trabalho no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT),  agendar atendimentos no Procon, fazer solicitações na plataforma 156 e receber atualizações sobre obras e melhorias na cidade, tudo de forma prática, direto no celular, sem filas ou espera.

Desde o início da operação dessa nova ferramenta, os números comprovam sua evolução. No primeiro mês, foram registrados 2.205 acessos, mas em 2025, a média mensal já alcança 52.550 interações, um crescimento impressionante de 2.283%. Além disso, a necessidade de transferências para atendentes humanos caiu significativamente, passando de 95% para 34%, uma redução de 61% desde o lançamento.

Elias Tavares, diretor-presidente da IMA, ressaltou a importância da inovação. “A IMA tem o compromisso de liderar a transformação digital da gestão pública, e o WhatsApp 156 é um exemplo claro de como a tecnologia pode melhorar a vida dos cidadãos. Desenvolvemos essa solução para simplificar o acesso da população aos serviços municipais, tornando-os mais rápidos, eficientes e acessíveis. Com o WhatsApp 156, conseguimos atender a uma demanda crescente por agilidade no atendimento, ao mesmo tempo em que otimizamos o uso de recursos e melhoramos a experiência do cidadão”, destacou o presidente.

A inovação ganhou força com o Informa Cidadão, um serviço lançado em fevereiro de 2024 que envia notícias oficiais, alertas sobre obras e atualizações de serviços diretamente pelo WhatsApp. Atualmente, 3.525 campineiros já aderiram à iniciativa, e esse número cresce à medida que a Prefeitura amplia a divulgação.

Luciana Carolina Silva Rosalino, Gerente de Atendimento e Serviços de Apoio da IMA, compartilhou. “O WhatsApp 156 aproxima a população de Campinas do Poder Público, proporcionando acesso a diferentes serviços da Prefeitura de forma prática, gratuita e com horário ampliado. Uma das características mais importantes desse serviço é o trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Campinas e a IMA. Estamos sempre ouvindo as necessidades da população e analisando como esses serviços estão sendo prestados. Esse processo tem proporcionado grandes avanços no aprimoramento da experiência do usuário, tornando a ferramenta um canal de atendimento cada vez mais resolutivo."

Além disso, a ferramenta não para de evoluir e se atualizar. A IMA já está trabalhando na integração de novos serviços municipais com um  sistema de acompanhamento de solicitações em tempo real. “Ouvimos a população diariamente para aprimorar a experiência. Cada feedback é uma oportunidade de tornar Campinas mais conectada e humana”, destacou Luciana.

Com funcionalidades expandidas e uma adesão que não para de crescer, o WhatsApp 156 se consolida como um exemplo de gestão pública inteligente. Para experimentar, basta salvar o número (19) 2116-0156 no WhatsApp e enviar uma mensagem. A IMA segue comprometida em levar tecnologia e praticidade a toda a cidade, transformando desafios em soluções que facilitem o dia a dia dos cidadãos.