Pular para o conteúdo principal

IMA é destaque no Painel de Cibersegurança durante o Mind The Sec 2024

Foto do painel realizado durante o Mind The Set 2024 onde o Comitê Nacional de Cibersegurança foi tópico pela primeira vez, reunindo representantes de empresas públicas e privadas
Evento reúne representantes de empresas públicas e privadas para discutir estratégias e desafios da cibersegurança

 

No dia 19 de setembro, o Mind The Sec 2024 registrou um momento histórico para a Cyber Security no Brasil: a realização de um painel inédito sobre cibersegurança no setor público. “Nunca tivemos uma discussão tão ampla e dedicada sobre a importância da segurança digital em nossas instituições”, destacou Paulo Manzato, Head of Public Sector da Cloudflare e moderador do painel.

Reunindo representantes de importantes empresas públicas e privadas, o evento destacou o papel crescente do Comitê Nacional de Cibersegurança na definição de estratégias para a segurança digital no país. Ismael Tedesco, superintendente de Tecnologia e Gestão de Soluções no SERPRO, expressou a importância desse conselho: “Estamos falando da proteção de nossas fronteiras digitais. A criação de um Comitê Nacional de Cibersegurança é essencial para garantir que tenhamos políticas sólidas de cima para baixo, inovadores em todas as esferas do governo”.

Dalton Espindola, diretor de Segurança da Informação do PRODAM, trouxe uma perspectiva importante sobre a o processamento de dados dos municípios: “As PRODs têm um papel fundamental nos municípios, principalmente aqueles que não possuem uma estrutura como uma economia mista para processamento de dados. Estamos aqui para garantir que mesmo os municípios menores tenham acesso às melhores práticas de segurança digital”.

Representando a IMA – Informática de Municípios Associados, Elias Tavares destacou a importância do evento para o setor público e o papel do Comitê Nacional de Cibersegurança: “Estamos diante de um marco para a segurança digital no Brasil, e é fundamental que o setor público continue unindo forças para definir condições claras e legislações que protejam os dados e garantam a segurança em todas as esferas”.

O painel foi amplamente elogiado e destacou a importância de integrar os diferentes governos e entidades de tecnologia em uma política unificada de cibersegurança. A presença de representantes de empresas públicas como SERPRO, PRODAM e IMA, contribui para fazer deste um dos momentos mais marcantes do Mind The Sec 2024.