ChatBot da IMA via WhatsApp é implantado no serviço 156 da Prefeitura

Apresentação do chatbot no Salão Azul da Prefeitura.
Ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Rocket Chat.

Mais uma ferramenta inovadora da IMA – Informática de Municípios Associados, que utiliza a chamada Inteligência Artificial (IA), é implantada para atender a população de Campinas. O serviço 156, principal centro de atendimento à população do município, passa a atender ao cidadão também no aplicativo de WhatsApp pelo número (19) 2116-0156.

A novidade foi apresentada ao prefeito Dário Saadi nesta quarta-feira (13/12), em reunião realizada no Salão Azul da Prefeitura, com o presidente da IMA, Elias Tavares. Durante a apresentação, Elias destacou que a nova ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a empresa Rocket Chat, que mantém parceria estratégica com a IMA.

O novo sistema disponibiliza 11 diferentes tipos de atendimento, como Cadastro Único, Castra Móvel, alvará de uso, segunda via de planta e checagem do benefício do Bolsa Família, entre outros. “Estamos tornando Campinas mais digital. Com essa nova ferramenta é importante ter a visão de desburocratização do serviço público. É mais um canal direto entre o povo e a Prefeitura. Vai facilitar muito”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

O chatbot vai fazer o atendimento virtual sem a necessidade de filas e independentemente do horário ou dia da semana. “É uma ferramenta inteligente que se aprimora a cada dia, de acordo com as demandas recebidas, e leva o cidadão ao resultado esperado sem filas e sem a necessidade de deslocamento até um posto de atendimento presencial”, explica Elias Tavares. “Além disso, o whatsapp é um aplicativo que todo mundo conhece, tem em seu celular e sabe usar”, completou.

O serviço 156 recebe cerca de 30 mil ligações de telefone por mês. O presidente da IMA acredita que 40% dessas chamadas possam ser migradas para o canal do whatsapp. “E o serviço 156 pelo aplicativo tem o selo verde, que garante a origem da mensagem. Assim, o cidadão não receberá mensagens com links maliciosos. “Ao receber a mensagem, basta verificar no aplicativo se contém o selo verde e pode abrir sem medo”, avisou.

O serviço 156 já atendia a população por telefone, formulário pela internet e chatbot também pela internet.O 156 é o principal canal de comunicação entre o governo e a população. O investimento para desenvolver a ferramenta foi de R$ 83 mil.

Por meio do Chatbot, o munícipe recebe a orientação que procura sem precisar se deslocar aos postos de atendimento da Prefeitura ou aguardar na fila de espera do atendimento telefônico. O objetivo é que o cidadão tenha cada vez mais facilidade para interagir com a Prefeitura de Campinas e os serviços públicos disponibilizados. Caso o chatbot não tenha a resposta, o cidadão será transferido para um atendente humano.

A ferramenta possui um assistente virtual que disponibilizará uma pesquisa para que os cidadãos registrem suas impressões sobre o atendimento e auxiliem no aprimoramento do serviço. “É um processo contínuo de aperfeiçoamento que só traz benefícios para a população e para a Administração Pública”, finaliza Elias Tavares.