Campinas lança ferramenta digital para Cadastro de Glebas

Cadastro de Glebas
Novo serviço será disponibilizado para a população no dia 3 de junho.

A IMA - Informática de Municípios Associados, desenvolveu uma nova e importante ferramenta digital destinada a simplificar o acesso dos cidadãos de Campinas aos serviços públicos. A partir de 3 de junho, será possível utilizar o novo sistema de Cadastro de Glebas Online, que promete tornar mais ágil e acessível a gestão de informações cadastrais na cidade.

A apresentação oficial do sistema contou com a presença do prefeito Dário Saadi, servidores públicos e representantes de entidades ligadas à Engenharia, Arquitetura e Imobiliárias. O presidente da IMA, Elias Tavares, destacou o impacto positivo da ferramenta na desburocratização dos processos administrativos. “Não adianta só digitalizar a burocracia. Precisamos dar celeridade aos processos, e conseguimos isso com as parcerias estratégicas anunciadas no início do ano”, explicou Tavares.

Com o novo sistema, todo o processo de cadastramento de glebas será 100% digital, eliminando a necessidade de documentação em papel. O serviço poderá ser acessado por meio de tablets e smartphones, integrando-se ao projeto Campinas na Palma da Mão. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano será responsável pela administração da ferramenta.

O cadastramento de uma gleba é essencial para que os proprietários possam utilizar suas áreas para diversas finalidades, como venda, construção de empreendimentos comerciais ou residenciais, ou loteamentos. “É um dia muito importante, pois estamos lançando o primeiro fluxo digital de um processo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, o que vai agilizar e dar mais transparência ao trabalho e atendimento ao cidadão”, afirmou o secretário de Planejamento, Marcelo Coluccini.

O prefeito Dário Saadi também elogiou o sistema da IMA. “Este sistema vai ajudar a acelerar os processos da Prefeitura. Parece fácil, mas não é. Nenhuma mudança na gestão pública é fácil. Campinas, sendo uma cidade referência em geração de conhecimento e tecnologia, deve ser também referência nos processos digitais do Poder Público. Nossa cidade exige agilidade e respostas rápidas. Vamos continuar avançando”, concluiu Saadi.

Acesso

O acesso ao novo serviço digital do projeto Campinas na Palma da Mão será realizado pelo link https://requerimentos.campinas.sp.gov.br/externo/login, utilizando o mesmo login da plataforma do Governo Federal, o gov.br, com CPF e senha já cadastrados. Ao entrar, basta clicar em "nova solicitação" e pesquisar por "gleba" no menu. O site é prático e intuitivo, oferecendo opções para cadastro de glebas tanto dentro do perímetro urbano quanto na zona de expansão urbana.