
O que é GED?
GED é um conjunto de tecnologias que permitem o gerenciamento de documentos de forma digital, ou seja, transformar documentos físicos em arquivos digitais, organizados e estruturados de acordo com a necessidade do cliente. Tais documentos podem ser das mais variadas origens e mídias, como papel, microfilme, som, imagem e arquivos já criados na forma digital.
PÚBLICO-ALVO
O GED é uma solução funcional e adaptável, que supre de forma ágil a necessidade de governos, empresas públicas e privadas no que diz respeito ao gerenciamento de documentos. O GED se aplica a todas as áreas que precisam gerar, consultar e compartilhar informações, tais como:
- Jurídico;
- Administrativo;
- Financeiro;
- Seguro;
- Bancos;
- Recursos Humanos;
- Gestão Escolar;
- Gestão da Saúde;
- Serviço Social;
- Acervo Histórico.
TIPOS DE SERVIÇOS
A IMA oferece dois tipos de serviços: consultoria e prestação de serviços.
COMO É O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO?
PREPARAÇÃO: Padronização e organização dos documentos que serão digitalizados. Nesta etapa, são retirados clipes e grampos e elásticos. Os documentos são organizados e separados por lotes.
CAPTURA: Depois de organizados, os documentos passam por scanners de alta resolução e são transformados em imagens digitais e editadas, quando necessário, para melhora da qualidade das mesmas.
INDEXAÇÃO: Nesta etapa, definem-se os campos-chave que serão utilizados na hora da consulta aos documentos. (Ex.: n° de SUS, n° de RA, n° de CNPJ, n° de CPF, n° de processo etc.).
ARMAZENAMENTO: O sistema de armazenamento fornece uma forma segura e confiável de carregar as imagens em um servidor, seja da IMA ou do cliente, para serem visualizadas via WEB.
VISUALIZAÇÃO: A visualização pode ser feita tanto via navegador (internet e intranet) quanto pelo vínculo do software do cliente com a base de dados do GED.
QUE BENEFÍCIOS O GED OFERECE?
Econômico / Financeiro
- Economia na aquisição de licenças de softwares (recebimento do código-fonte e transferência de conhecimento);
- Economia na aquisição de equipamentos de escritório;
- Economia com recursos de distribuição;
- Economia com manutenção de documentos;
- Economia de espaço;
- Economia de tempo.
Qualidade / Eficiência
- Melhor atendimento ao público interno e externo;
- Melhor suporte à fiscalização;
- Disponibilidade da informação;
- Acesso simultâneo e descentralizado;
- Melhor controle de documentos;
- Aumento da produtividade;
- Proteção contra fraudes / extravios / falsificações;
- Proteção contra catástrofes naturais.