IMA seleciona soluções com o foco em Campinas inteligente

Iniciativa com apoio da IMA (Informática de Municípios Associados S/A) e da Prefeitura Municipal, a Aceleradora de Campinas selecionou nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2015, dez startups com propostas de solução para o tema cidade inteligente. As empresas escolhidas participarão do segundo ciclo de aceleração promovido pelo Núcleo Softex Campinas. O evento foi realizado no Teatro IMA, localizado na sede da empresa, no bairro Ponte Preta.

A Aceleradora de Campinas é uma parceria entre a Softex e a IMA. Nesta segunda, 17 empreendedores apresentaram seus projetos a uma banca examinadora renomada, que contou com integrantes de: IMA, Softex Nacional, Prefeitura de Campinas, Sebrae Campinas, Agência Inova Unicamp, STA Holding e Art IT. Todas as empresas inscritas tiveram de cumprir o pré-requisito de servir Campinas - caso não estejam baseadas na cidade, precisarão se transferir.

Dessas, dez foram selecionadas para o processo de aceleração da Softex Campinas, que inclui refinar a oferta de valor, delimitar o mercado de foco, destacar os diferenciais da solução e buscar investidores.

A missão da IMA será firmar parcerias com as soluções que potencialmente interessarem ao setor público. “Nós daremos braços e pernas às empresas nascentes, que só têm o cérebro”, explica o presidente da IMA, Fábio Pagani. “Temos corpo técnico, rede de usuários, ambiente de operações e vamos trabalhar juntos com a empresa”.

De acordo com o estabelecido no edital do programa, o direito de uso da plataforma é cedido à IMA para implantação em Campinas de forma perene, enquanto que os empreendedores mantêm os direitos de exploração. Eventualmente serão também estabelecidas parcerias para a comercialização da tecnologia com outras cidades. “Campinas ganha e a empresa ganha”, resume Pagani.

Entre as dez melhores propostas apresentadas no evento, oito foram identificadas pela IMA como interessantes para o município. As duas mais bem colocadas figuram na área de saúde: iPlantão, que gerencia a escala de médicos plantonistas; e Portal Telemedicina, que facilita a entrega de laudos de exames, entre outras funcionalidades.

Veja a lista das empresas selecionadas pela Aceleradora Campinas:

iPlantão
Portal Telemedicina
Smart Light
Agrosmart
Home Bistro
Desh Tecnologia
Aventurando
Nearbee
BUM – Bilhete Único Mobile
Doctor ID

Ir para topo