IMA cria rede social para educadores ambientais

03/5/2019

Uma rede social que integra todas as ações de educação ambiental em Campinas. Esse é o Tear (Tecendo Educação Ambiental em Rede), uma ferramenta inovadora desenvolvida pela IMA para atender a uma demanda da Secretaria Municipal do Verde. O lançamento do novo sistema aconteceu no dia 3 de maio, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Com o objetivo de centralizar conteúdos e informações sobre o tema, a rede pode ser acessada pelo computador e também funciona como um aplicativo mobile. Através da ferramenta, é possível aproximar e facilitar a comunicação entre os agentes e instituições ambientais, além da comunidade, estudantes e educadores. “É mais uma criação da IMA feita de forma bastante atual, uma ferramenta de interação com a sociedade”, avaliou o prefeito Jonas Donizette. O investimento da Prefeitura de Campinas foi de R$ 300 mil, verba disponibilizada pelo Proamb (Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente).

O trabalho começou a ser desenvolvido pela IMA em dezembro de 2017. Inicialmente, o projeto foi concebido como um portal. No entanto, com a intenção de identificar o público-alvo desta solução, a IMA aplicou técnicas de UX (User Experience - Experiência do Usuário), alinhadas a outra metodologia de marketing digital, denominada persona, que é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio.

Após essa etapa, o projeto tomou outro rumo e foi identificada a necessidade de o software funcionar como uma espécie de rede social, capaz de ser acessada também pelo celular. Através do Tear, cada agente ambiental, educador, estudante, agente comunitário e demais interessados na questão ambiental pode criar um perfil e divulgar ações desenvolvidas na área, além de ter acesso às informações postadas pelos outros usuários.

O usuário pode “curtir” e comentar as postagens, além de trocar mensagens com os demais participantes e divulgar eventos. No espaço “ambiente educativo”, é possível disponibilizar materiais para estudo da questão ambiental, como vídeos, documentos, textos e arquivos.

O Tear também possui um dispositivo de georreferenciamento, que localiza usuários, projetos e espaços ambientais, com opções de buscas por região ou por bacia hidrográfica. O usuário pode ainda entrar em contato com a Secretaria do Verde, ao acessar o item “fale conosco”.

O Tear já está em funcionamento e conta atualmente com 109 usuários, que integraram a fase de testes. O internauta pode acessar a ferramenta através de sua conta pessoal no Facebook ou no Google ou ainda abrir uma nova conta na rede. Quando acessar pela primeira vez, precisa responder a três perguntas que definirão seu perfil como ecocidadão, espaço de educação ambiental, empresa ou educador.

“A IMA promove essa interação com as secretarias para atender sempre de maneira eficaz e trazendo economia para os cofres públicos”, salientou o presidente da IMA, Fernando Garnero. “Cada vez mais a IMA está presente com tecnologia na vida do povo campineiro”. O Tear pode ser acessado em www.tear.campinas.sp.gov.br

 

Ir para topo