Sistema desenvolvido pela IMA facilita registro de Emendas Orçamentárias

Câmara Municipal de Campinas
Ferramenta foi desenvolvida a pedido da Secretaria de Finanças de Campinas.

A pedido da Prefeitura de Campinas a IMA – Informática de Municípios Associados criou um sistema que é uma ferramenta facilitadora para o registro e acompanhamento das emendas orçamentárias propostas pelos vereadores de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Além disso, ele oferece uma integração perfeita com o sistema de execução orçamentária, permitindo o acesso aos dados relativos ao andamento das emendas após a execução do orçamento.

As principais funcionalidades dessa ferramenta incluem a gestão das dotações disponíveis, o cadastro de emendas, a visualização do saldo disponível para a proposição de novas emendas, o acompanhamento da execução orçamentária, a geração de impressões das emendas, a elaboração de relatórios resumidos do orçamento e a disponibilização de gráficos para uma análise visual dos montantes por área e status das emendas.

Além disso o sistema também é uma importante ferramenta de transparência, pois a população tem acesso a uma área pública onde visualiza as emendas aprovadas e pode acompanhar empenhos feitos, pagos e liquidados, resultantes dessas emendas.

É importante destacar que o sistema já foi homologado e está disponibilizado para os parlamentares. Os técnicos da IMA fizeram, na Câmara Municipal, a apresentação do sistema para os gabinetes dos vereadores e ofereceu treinamento para os parlamentares e funcionários.

Também para melhor compreensão do sistema foram preparados vídeos tutorias que facilitam o uso e entendimento das principais funcionalidades do sistema.

Para as próximas etapas, já estão planejadas melhorias, como por exemplo a inclusão da lista de desejos de recursos solicitados pela Secretaria de Finanças para que possa ser inserido no Orçamento Impositivo.