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Serviço 156 da Prefeitura de Campinas completa 40 anos de atendimento à população

Serviço 156 de Campinas
Em constante atualização, serviço é muito procurado chegando a cerca de 20 mil atendimentos ao ano.

O Serviço 156, canal oficial de comunicação entre os cidadãos e a Prefeitura Municipal de Campinas, celebra 40 anos de história. Desde sua criação pela IMA, em 19 de novembro de 1984, o serviço tem sido uma referência nacional, conectando a população aos serviços públicos de maneira eficiente, segura e com qualidade.

“A IMA celebra este marco histórico com orgulho, reafirmando seu compromisso de continuar aprimorando o atendimento e a prestação de serviços para os cidadãos”, comenta o presidente da empresa, Elias Tavares. 

Uma das pioneiras na implantação desse modelo de atendimento, a Prefeitura de Campinas marcou um importante momento para a democratização do acesso aos serviços públicos. Inspirados na iniciativa bem-sucedida da cidade, diversos municípios brasileiros adotaram serviços semelhantes ao longo dos anos. 

Inicialmente o serviço era oferecido exclusivamente pelo número de telefone 156, e ainda é o processo mais famoso entre os cidadãos, sendo responsável pela execução de mais de 17.600 atendimentos só no ano de 2023.

Com o avanço tecnológico e ampliação da estrutura o serviço evoluiu e, atualmente, os cidadãos podem acessar o atendimento também presencialmente no Espaço Cidadão, localizado no Paço Municipal e nos Postos de Atendimento Descentralizados que, em 2024, já somaram uma média mensal de 2.232 atendimentos nos 6 postos.

Em 2023, o serviço foi ainda mais modernizado com a inclusão de um canal de atendimento via WhatsApp pelo número (19) 2116-0156, ampliando as opções de contato e já chegou a quase 3 mil suportes realizados. Também em 2023, o portal Requerimentos Campinas, com sua equipe de 8 funcionários da IMA, foi responsável por 3% do apoio.

Pelo 156, os munícipes têm acesso a informações gerais sobre todas as Secretarias Municipais, serviços de utilidade pública, endereços e telefones de setores da Prefeitura e autarquias, além de agendar demandas de Programas Sociais. Também podem registrar solicitações de serviços públicos, cujas demandas são analisadas e encaminhadas ao setor responsável para atendimento conforme os prazos estabelecidos. 

O serviço não só promove a transparência e a eficiência administrativa, mas também permite que os cidadãos acompanhem o andamento de suas solicitações a qualquer momento. Com um sistema constantemente atualizado, o 156 garante informações precisas, mantendo a gestão de respostas organizada e ágil. 

Ao longo de suas quatro décadas, o Serviço 156 mantido pela IMA para a Prefeitura de Campinas se consolidou como um símbolo de acessibilidade e compromisso com a população de Campinas.