Acordo entre IMA e IONATE-IO acelera conversão de sistemas legados

Parceria IMA & Ionate
Parceria prevê a modernização da linguagem de centenas de sistemas legados do Poder Público.

O presidente da IMA – Informática de Municípios Associados, Elias Tavares, anunciou um acordo de cooperação entre a empresa e a IONATE-IO, que visa a modernização e conversão de sistemas legados para novas linguagens de programação.

Sob este acordo de cooperação, a IMA e a IONATE trabalharão em parceria para converter sistemas legados, alguns datando de até 30 anos atrás e desenvolvidos em linguagens ultrapassadas ou não compatíveis com os sistemas utilizados atualmente.

Isso inclui tecnologias obsoletas como Delphi e versões antigas de Java, que limitam significativamente a capacidade de inovação e eficiência operacional dos serviços governamentais. Estima-se que quase 50% dos sistemas da Prefeitura de Campinas se enquadram nessa categoria.

Sistemas legados em governos frequentemente são críticos para as operações diárias, porém sua manutenção é desafiadora devido à obsolescência tecnológica, escassez de profissionais qualificados para tecnologias antigas e vulnerabilidades de segurança. “Transformar esses sistemas em códigos modernos oferece vantagens como aumento de eficiência, segurança melhorada e integração facilitada com novas tecnologias, tornando as organizações mais ágeis e competitivas”, explica o presidente da IMA, Elias Tavares.

O acordo tem como principal finalidade estabelecer as regras de uma possível contratação futura dos produtos e serviços da IONATE, incluindo treinamento e suporte.

A IONATE, empresa dedicada à transformação digital em grande escala, foca em modernizar sistemas legados com inteligência artificial e machine learning, agilizando o processo de transformação digital das empresas e preparando-as para o futuro. A IMA, sociedade de economia mista com 47 anos de experiência, destaca-se pela sua expertise única no atendimento de serviços/produtos de TIC para o setor público, especialmente para a PMC, seu principal cliente e acionista.

Este acordo representa um passo significativo na modernização da infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Campinas, garantindo eficiência, segurança e adaptação às demandas futuras.

Entre as soluções disponíveis pela IONATE estão a IONATETM SOTERIA, uma ferramenta para a avaliação e o desenvolvimento de estratégias de modernização, promovendo uma transição segura e eficaz para tecnologias atualizadas; e a IONATETM APPDATE, um serviço que converte sistemas legados em micro serviços modernos, facilitando a integração com tecnologias emergentes e melhorando a flexibilidade operacional por meio de AI e ML.

Além disso, a parceria trará acesso a ferramentas avançadas, como o IONATETM KUBERNETES para gestão de ambientes Kubernetes, o IONATETM MENTIVE para infraestrutura de análise de dados de alta performance, o IONATETM CRYPTOID para segurança cibernética preditiva e o IONATETM POWERON para supercomputação e processamento de dados em larga escala.